sexta-feira, 6 de setembro de 2013

EU QUE FIZ! - Tema Cupcake.


Oi pessoas! Tudo bem?

Hoje o post ficou grande, mas foi necessário, pois tentei explicar tudo direitinho na medida do possível. Me inspirei olhando essas festinhas das imagens com tema de cupcake. Muito lindas! E esse tema não fica somente restrito a festas de aniversário de crianças, pode também fazer parte da decoração de outros eventos como aniversários de 15 anos, chá de bebê, chá de casa nova, uma comemoração íntima pelo nascimento do bebê, enfim, várias ocasiões, basta adaptar para cada uma.

Seguem as imagens que mencionei e sei que muitos vão gostar dessa ideia.

Fonte: colormixatelie.blogspot.com.br

Fonte: 1colormixatelie.blogspot.com.br

Fonte: não lembro onde achei. Quem souber me avisa.

Fonte: grifecupcake.blogspot.com.br


Fonte: Let's Party blog



Gente! Olha que gracinha de convites. Você já quer ir comemorar só de olhar a criatividade e delicadeza. 





Fonte: Fazendo a Minha Festa blog.



Este convite em formato de cupcake está disponível para impressão no blog Fazendo a Minha Festa. 



Mas vamos dar mais sentido ao título do post! 

Quem me conhece sabe que fiz aula de biscuit por um ano e pouquinho, e eu amava. Tinha uma professora maravilhosa, talentosa e super paciente (ela acompanha meu blog =***. Beijos pra ela) por isso aprendi bastante, coisas assim que jurava que não conseguia. Mas fazia 1 ano e meio que não tocava em nenhuma massa de biscuit, e modelar em massa de biscuit é uma atividade que precisa que a gente tenha calma, paciência e muita prática. Prática constante. Mas digo que se você tiver vontade de fazer, você irá conseguir e eu indico muito, não somente porque o resultado final é bonito, mas é uma atividade boa para manter a mente bem, focada e tirar um pouco daqueles estresses que perturba a gente. É super terapêutico, pode apostar.

Como eu estou sem prática, peço que relevem se não ficou bem feitinho, mas juro que fiz com muito carinho e com todos os detalhes possíveis. Eu pensei em gravar um vídeo, mas 1 segundo depois achei melhor não rs! Melhor fotografar! Demorou, mas saiu e espero que gostem e que consigam aprender.

VAMOS QUE VAMOS!!!

No tema de hoje "EU QUE FIZ", vamos aprender a fazer lembrancinhas em forma de cupcake com massinha de biscuit. Algumas pessoas conhecem como porcelana fria, mas eu chamo de massinha de biscuit mesmo. Trouxe 4 opções de lembrancinhas aqui, com o mesmo modelo de cupcake, somente adaptando. 

Antes de passar para as imagens do meu passo a passo quero deixar umas dicas básicas e importantes para quem nunca trabalhou com biscuit. 

  • Não precisa fazer a massa em casa, já existe massa pronta e tingida no mercado para facilitar nossas vidas.
  • Depois de abrir o pacote da massinha não deixe a massa sem proteção. Retire a quantidade desejada e depois para proteger coloque-a em um saquinho plástico e depois em potinho. Uso pote de sorvete. 
  • Cuidado com vento, ventilador e ar condicionado, pois ressecam a massa.
  • Antes de começar a modelar é preciso sovar a massinha. Isso evita que a massa fique com rachaduras. Eu faço isso com as mão mesmo. Esticando a massa com os dedos até sentir ela bem molinha e uniforme.
  • A massinha de biscuit depois de secar diminui um pouco de tamanho e escurece um pouco também o tom da cor.
  • Massa branca é diferente da natural. A natural quando seca fica meio transparente. Massa natural é legal quando a gente quer pintar a peça a mão, depois da modelagem, com alguma técnica de pintura para biscuit. 
  • Indico a marca de massa de biscuit da Fox e a cola Cascola Cascorez. 
  • Onde abrir a massa de biscuit? Existem placas anti-aderentes de silicone específicas, mas eu improviso com tábuas para carne de silicone bem lisinha e uso lustra móveis para limpar e ajudar a massa não grudar ou uso uma toalha de um jogo americano de plástico bem lisinha para não grudar e não marcar a massinha. 
  • Cuidado com unhas grandes, pois pode marcar a massa na hora de modelar.

Bom, acho que me lembrei do básico. Se surgerem outros posts que precisem de mais explicações farei. Vamos ao meu Passo a Passo Cupcake de Biscuit!


Bom gente, nesta primeira imagem eu mostro os materiais  que eu usei. 

  • Um potinho de vidro. Eu usei um tamanho médio porque não tinha um menor aqui em casa, mas pode ser um do tamanho daqueles de papinha de bebê. Lavar bem o potinho e pode reutilizar para fazer lembrancinhas. Você também encontra potinhos em lojas de artesanato. 
  • A cola para porcelana fria e massinha nas cores chocolate, branca, rosa e amarela.
  • Uma tábua e um rolo macios e lisinhos para abrir massa.
  • Extrusora e esteca para biscuit.
  • Pinta bolinha e tinta decorfix na cor chocolate. 
  • Lápis, alfinete com argola (de fazer bijuterias), argola e corrente para chaveiro.


Imagem 2. Eu escolhi uma quantidade de massinha para abrir e cobrir minha tampa na cor rosa, mas fica a sua escolha. No primeiro quadro é para lembrar de sovar a massa, no segundo eu uso o rolo para abrir a massa e no terceiro  confiro se o tamanho está legal para cobrir a tampinha do pote.


Imagem 3. No primeiro quadro coloco cola na tampinha na parte de cima e nas laterais. Cuidado para não exagerar na cola. Segundo quadro coloco a massa na tampinha. Aliso a parte de cima e nas laterais. Terceiro quadro mostro como fica na parte de baixo.


Imagem 4. Com cuidado vá retirando as sobras. Pode fazer isso com as mãos. Uma dica: deixe uma sobrinha nas bordas como no segundo quadro, pois como já mencionei, a massa encolhe depois de seca e se não deixar uma sobra vai aparecer o material da tampinha. No terceiro quadro mostro como ficou na parte de cima e depois dei uma alisadinha de levinho para tirar marquinhas dos dedos, pois as vezes fica com marcas.


Imagem 5. Gente, normalmente as pessoas quando fazem esse tipo de trabalho e não possuem os moldes de cupcake, substituem por forminhas de empada ou forminhas para docinhos, untadas com vaselina líquida para a massa não grudar nas formas ao retirar, para fazer  os cupcakes de biscuit. Importante prestar atenção na hora de fazer lembrancinhas, pois elas precisam ficar iguaizinhas, por isso os moldes ou as fominhas ajudam.

Mas eu não tinha aqui em casa nenhum dos dois. Então peguei 12 gramas de massinha chocolate. Quem não tem uma mini balança (comprei a minha por 14 reais) pode usar como modelo uma bolinha de isopor de 30 mm, 25 mm ou 20 mm (sua escolha).

Bom, fiz uma bolinha de 12 gramas e depois, no segundo quadro , da bolinha fiz um rolinho e no terceiro quadro achatei esse rolinho delicadamente. Lembrando que antes de fazer a bolinha tem que sovar a massa. 


Imagem 6. No primeiro quadro peguei a esteca. Com o lado de baixo da esteca eu marco o meu "bolinho". No terceiro quadro eu faço a mesma marcação, só que com um palito de churrasco, caso você não queira comprar a esteca ou não tenha no momento. 


Imagem 7. Outra forma de marcar é com o lado "faquinha" da esteca como no primeiro quadro. Nos outros quadros tem as duas opções e você escolhe. Lembrar que é importante manter as marcações retinhas. As vezes inclina, mas daí a gente tenta ficar de olho.


Imagem 8. Agora é hora da massinha branca (sovar) e da extrusora. No segundo quadro eu mostro para você a minha escolha de peça para fazer o "chantilly". Normalmente a extrusora vem com 24 pecinhas com esse "furo" central de formas diferentes. No terceiro quadro a imagem de como fica a massinha dentro da extrusora.


Imagem 9.  A extrusora parece uma seringa e tem que colocar uma certa força para a massinha sair, mas fica bem bonitinha e certinha. Padroniza. Caso você não queira comprar uma extrusora você pode fazer uma "cobrinha de massinha". Faz um rolinho e vai esticando. 


Imagem 10. No quadro um peguei um "bolinho", passei um pouco de cola e comecei a colar a massinha branca da imagem 9. A gente vai circulando como no quandro dois e três. 


Imagem 11. Nesses quadros é para mostrar como foi ficando quando eu fui circulando. Veja que você pode dar uma caidinha na massinha para dar um volume. No terceiro quadro o resultado.


Imagem 12. Na ponta do cupcake uma cerejinha. Fazer uma bolinha vermelha, depois um furinho de leve nessa massinha na parte superior e com a massa verdinha fazer uma tirinha e colar no furinho, fazendo assim um cabinho. No quadro quatro, a cerejinha já está colocada no cupcake. Lembrando que é para usar pouca cola. 


Imagem 13. Eu escolhi enfeitar esse cupcake com miçangas pequenas. Passei um pouco de cola pelo 
"chantilly" e fui colando as miçangas. Depois, no quadro três, encaixei o alfinete com argola (de fazer biju)  na correntinha já encaixado na argola. Passei cola no alfinete e depois enfiei no cupcake, de ladinho, perto da cerejinha, para fazer assim um chaveiro de cupcake, nossa primeira opção de lembrancinha. 


Imagem 14. Para minha segunda opção de lembrancinha fiz bolinhas rosas e amarelas, e numa base de acrílico pequena colei o cupcake e o enfeitei essas bolinhas. Gente, eu não lembro o nome desse cabinho porta-recado, mas é fácil de achar nas lojas de materiais de artesanato. Coloquei um pouco de cola na base do cupcake e colei na base acrílica, fazendo assim nossa lembrancinha cupcake porta-recado.


Imagem 15.
 Nossa terceira opção de lembrancinha é um potinho para doces com a tapinha com um cupcake. No primeiro e no segundo quadro, quero mostrar para vocês que eu peguei um pinta bolinha (também achamos em lojas de materiais para artesanato) e fiz bolinhas na cor chocolate pela tampinha (opcional). Eu só cometi um erro, eu tinha que fazer isso antes de colar o cupcake na tampa. Então fica a dica: faz a bolinha e cola o cupcake.

Imagem 16. Nossa quarta e última opção de lembrancinha. A ideia aqui é um cupcake no lápis. Eu usei um lápis verde porque era o único que eu tinha em casa sem a borrachinha na ponta, mas a cor fica na sua escolha. Eu também escolhi outra cor para o "chantilly" e o enfeitei com "granulados" que fiz da mesma forma que o cabinho verde da cerejinha, só que cortei num tamanho menor. Com o cupcake pronto, encaixei no lápis, sem esquecer de passar um pouco de cola, e fiz um lacinho na base. Caso você não saiba, ou não queira fazer os laços, tem para vender prontos.


Tudo pronto! Agora é só esperar secar bem. Normalmente em três dias já está sequinho. Digo normalmente, porque depende do clima e do tempo na cidade.


Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida é só perguntar. Até o próximo post! Bom final de semana!

- Ana Paty Lemos - 




Nenhum comentário:

Postar um comentário